segunda-feira, 6 de agosto de 2012

HQ sobre Discriminação Racial é premiada no Paraná


Press release

HQ sobre Discriminação Racial é premiada no Paraná



No último primeiro de agosto foi divulgado o resultado do CONCURSO NACIONAL DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS “IRENO JOSÉ GUIMARÃES” – Edital 2012, promovido pela secretaria de Cultura e Turismo do município de Ponta Grossa no Paraná. Foram quatro trabalhos premiados e duas menções honrosas em duas categorias: Para crianças e para jovens. Entre os premiados, na primeira categoria, está a HQ “Bonita, como eu!” do Sociólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Amaro Braga e das desenhistas e estudantes da UFAL, Mariana Petróvana e Janaína Araújo. A equipe, que já havia sido premiada no ano passado com outro trabalho intitulado “Preto, que nem carvão!” no Concurso Alagoas de Quadrinhos, promovido pela Imprensa Oficial do Estado de Alagoas, vai dividir um prêmio de mil e quinhentos reais e terão a história impressa. Serão mil exemplares do qual uma parte será doada para bibliotecas e escolas públicas da região de Ponta Grossa.

A HQ narra as desventuras de duas crianças gêmeas, negras, João e Juliana, moradoras da periferia de Maceió, envolvendo questões relacionadas a situações de discriminação racial e social e de como elas reagem aos processos discriminatórios. Segundo a equipe, as situações descritas são todas baseadas em casos reais, narrados por conhecidos que descreveram situações que sofreram.

A história em quadrinhos foi desenvolvida a partir de um projeto de extensão, financiado pela UFAL, chamado Ode Ayé que objetiva desenvolver ações que envolvam temas vinculados aos afrodescendentes e cotistas da universidade. O subprojeto, aprovado no edital de 2011 foi intitulado “Sociologia em Quadrinhos” e tem como objetivo estimular os alunos participantes a desenvolverem HQ´s cujo conteúdo pudesse ser aproveitado para ações pedagógicas voltadas para a Lei 10.639\03 que prevê a inserção de conteúdos africanos e afro-brasileiros no currículo escolar. O projeto coordenado pelo professor Amaro Braga prevê uma participação interdisciplinar: “Apesar de lotado no Instituto de Ciências Sociais, nosso projeto recebe alunos de qualquer curso, interessados em desenvolver ações de produção de histórias em quadrinhos. Tanto é que a HQ premiada foi feita por duas alunas, uma do curso de Arquitetura e outra do curso de Biologia.” Revela o professor.

Na comissão que selecionou os trabalhos participaram o jornalista e chargista da folha de São Paulo e da Gazeta do Povo, Alberto Benett; o arquiteto, chargista e professor da UEPG Roque Sponholz; e o ilustrador e quadrinhista William Soares. Também foram premiadas as histórias: “A menina, o monstro de Júpiter e a baleia” de Antonio Anderson Da Silva Pereira, de Porto Alegre/RS; “Sophia” de Israel Maia De Barros Vitor Junior, de Campinas/SP. “Catraca – entrando numa roubada” de Danilo Matheus Kossoski. E as menções honrosas ficaram para as hq´s “Conto de escola” de Anselmo Rodrigues De Andrade Jr e “Prosa com cafezinho” de Guilherme Theodore Oliveira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário