Apresentação



Minha paixão pelos quadrinhos levou-me às Ciências Sociais, particularmente à sociologia, o que terminou na produção de uma dissertação de mestrado sobre as mudanças sociais na produção de quadrinhos, defendida em 2005 na UFPE. Entretanto, continuadamente mantive um interesse especial pelas relações inter-étnicas e inter-religiosas o que me levou à antropologia, agregando mais uma graduação a minha formação. Como antropólogo atuei no Núcleo de Religiões Populares do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPE, com bolsa Pibic estudando as práticas religiosas tradicionais nos terreiros de Xangô em Pernambuco e suas transfigurações e apropriações pelos grupos de Umbanda o que rendeu um grande número de artigos e ensaios defendidos nos congressos da área.


Entre 2001 e 2006 migrei para o Núcleo de Estudos sobre Etnicidade – NEPE, desta mesma universidade, desenvolvendo pesquisas étnicas e (inter)religiosas no Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Judaísmo – GIEJ e no Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco. Não demorou muito para conceber um projeto que relacionasse minhas paixões: os quadrinhos e a antropologia. Foi assim que surgiu o “Passos Perdidos, História Desenhada: A Presença Judaica em Pernambuco”, adaptação de uma tese de doutorado que traçava a participação dos judeus na formação cultural do nordeste brasileiro. Publicado em 2006, com financiamento do FUNCULTURA o álbum colorido de 80 páginas ganhou o HQMIX de 2007 como Melhor Contribuição do Ano.
Em 2007, fiz um projeto de ampliação já que este álbum se restringia ao período histórico do séc. XX, de modo a resgatar toda a trajetória deste povo na contribuição da nossa formação cultural também nos séc. XVI e XVII. Com o incentivo do Ministério da Cultura, através do Fundo Nacional de Cultura, produzimos quatro álbuns. Republicamos o primeiro com mais vinte páginas e concebemos mais três volumes diferentes:
  • Passos Perdidos - Vol 1: A SEGUNDA COMUNIDADE JUDAICA DE PERNAMBUCO ASKENAZIM DO SÉCULO XX (ISBN 978-85-61092-04-7 - 2007/2008)
  • Passos Perdidos - Vol 2: "CAMINHOS DOS JUDEUS NA PENÍNSULA IBÉRICA - SÉCULO XVI" (ISBN 978-85-61092-01-6 - 2007/2008)
  • Passos Perdidos - Vol 3: COTIDIANO COLONIAL EM PERNAMBUCO. CRISTÃOS-NOVOS DO SÉCULO XVI (ISBN 978-85-61092-02-3 - 2007/2008)
  • Passos Perdidos - Vol 4: A PRIMEIRA COMUNIDADE JUDAICA DAS AMÉRICAS SEFARDIM DO SÉCULO XVII (ISBN 978-85-61092-03-0 - 2007/2008)


Em 2008, publicamos nosso sexto álbum: Heróis da Restauração Pernambucana. Desta vez nos detemos em uma outra particularidade do séc. XVII: a formação da nação brasileira e de nossa identidade miscigenada. A dominação holandesa no Nordeste Brasileiro foi responsável pela primeira menção ao termo “Nação Brasileira” oriunda da união entre Brancos portugueses, Mestiços Mazombos, Índios e Negros do Nordeste.




Ainda em 2007, participei de uma seleção feita pelo Ministério da Educação, onde foram escolhidos professores em todo país para receber uma capacitação na Formação de Educadores em História e Cultura Afro-brasileira e Africana para agirem como reprodutores destes conteúdos na sala de aula. Durante o curso concebi este projeto de adaptação para funcionar como mecanismo didático e auxiliar aos professores no desenvolvimento destas competências e estimular os alunos na leitura de histórias em quadrinhos e mais uma vez contando com o incentivo do FUNCULTURA do Governo do Estado de Pernambuco.


Tudo para dar continuidade às atividades artísticas desenvolvidas pela nossa equipe até o presente, sensibilizar leitores, professores e acadêmicos para os recursos que se extraem deste veículo-arte: as Histórias em Quadrinhos.


Mais uma vez participam desta empreitada a ilustradora, especialista em língua e literatura, Danielle Jaimes, juntamente com a também ilustradora e arte-educadora Roberta Cirne, desenhistas e coloristas dos seis álbuns anteriores.


Nas próximas postagens pretendemos dispor o passo à passo do processo de construção deste nosso sétimo álbum em quadrinhos, principalmente o processo que denomino Direção de Arte para Histórias em Quadrinhos.

Amaro Braga



-------------------------------
Um pouco sobre a Equipe:

No início da década de 1990, no hall de entrada da Biblioteca Pública Presidente Castelo Branco, em Recife, durante as reuniões saturnais da Nanquim—Associação dos Colecionadores de Histórias em Quadrinhos do Recife, duas jovens mulheres desenhistas se encontraram com um jovem militante da nona arte e formaram uma amizade que dura até os dias de hoje.... Descubra, a seguir, um pouco sobre nós e nossa formação.


AMARO BRAGA

Bacharel em Antropologia (UFPE), Licenciado em Sociologia (UFPE), Especialista em História das Artes e das Religiões (UFRPE),  Especialista em Educação a Distância e Especialista em Artes Visuais - Cultura e Criação (SENAC) com MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior (FMN) e Mestrado em Sociologia (UFPE).


Tem vários cursos na área de desenho, pintura, expressão plástica, fotografia e cinema/filmagem. Participou de cursos de histórias em quadrinhos, no SENAC e com Watson Portela no IAC e na Biblioteca Pública do Recife. Além das exposições de Artes plásticas, realizou também, exposições de histórias em quadrinhos, na Biblioteca Pública Presidente Castelo Branco, por dois anos, e em bares e espaços culturais na cidade, além de participar do II , III, IV, V e VI Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco, FIHQ-PE. Ministrou curso de História das Histórias em Quadrinhos e Teoria da Arte Seqüencial em Escolas, Espaços Culturais e na UFPE. Exerceu o cargo de vice-presidente e de diretor cultural, na Nanquim (Associação dos Colecionadores de Quadrinhos de Recife) e é diretor da ONG CDICHQ – Centro de Desenvolvimento e Incentivo Cultural às Histórias em Quadrinhos. Em 2007 recebeu o HQMIX de Melhor Contribuição do Ano pelo álbum “Passos Perdidos, História Desenhada: A Presença Judaica em Pernambuco”.

Email: axbraga@gmail.com



DANIELLE JAIMES

Com formação em Magistério (Colégio Maria Tereza), Licenciada em Letras Inglês/português (FUNESO) e Graduanda em Arte Educação - Artes Plásticas (UFPE), Especialista em Língua e Literatura Inglesa (FAFIRE) .

Atua como Atriz, Professora do Ensino Fundamental e Médio, ilustradora de livros infantis e figurinos e cenários para teatro.

Já fez vários cursos de desenho, pintura e história em quadrinhos, este último, com Watson Portela, no IAC e na Biblioteca Pública, no SENAC e no CAC, na UFPE (de animação). Realizando várias exposições de suas histórias em quadrinhos: em bares e espaços culturais da cidade e na Biblioteca Pública Presidente Castelo Branco, por dois anos consecutivos, organizadas pela Nanquim (Associação dos Colecionadores de Quadrinhos de Recife), na UNICAP e no Salão de Artes do Tribunal de Contas do Estado –TCE, também por dois anos. Além de ter participado de Festivais e Concursos de Humor e Quadrinhos, como os II, III e V Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco, FIHQ-PE; a 4.ª Bienal Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, FIHQ-BH; e o VIII Festival Internacional Universitário de Humor e Quadrinhos de Piracicaba na UNIMEP-SP. Em 2007 recebeu o HQMIX de Melhor Contribuição do Ano pelo álbum “Passos Perdidos, História Desenhada: A Presença Judaica em Pernambuco”.

Email: daniellejaimes@yahoo.com.br



ROBERTA CIRNE
Licencianda em Arte Educação – Artes Plásticas (UFPE).

Atua como desenhista e ilustradora.

Já participou de vários salões de humor e quadrinhos, entre eles a edição de 1995 do Salão da Academia Brasileira de Arte - ABRA; o Salão Universitário de Humor de Piracicaba; o I, III e IV e V Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco - FIHQ-PE; e o Festival Internacional de Humor de Minas Gerais - Salão Pernambuco. Atuou como Arte-educadora no Programa Juventude e Animação Cultural da Prefeitura de Recife. Em 2007 recebeu o HQMIX de Melhor Contribuição do Ano pelo álbum “Passos Perdidos, História Desenhada: A Presença Judaica em Pernambuco”.

Email: robycirne1@yahoo.com.br